Ouvindo...

EUA e China se reúnem em Madri para negociações em meio à aproximação diplomática

Discussões entre EUA e China devem abranger temas como comércio, economia, segurança nacional, entre outros

Bandeira dos Estados Unidos

As delegações da China e dos Estados Unidos ( EUA) se reuniram em Madrid, na Espanha, neste domingo (14), para conversar sobre questões econômicas e comerciais em meio a aproximação diplomática entre os dois países.

As discussões devem abranger temas como comércio, economia, segurança nacional, além da situação do TikTok, da ByteDance, que enfrenta um prazo nesta semana para fechar um acordo que permita a continuidade de suas operações nos EUA.

A delegação chinesa é chefiada pelo vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, também membro do do Comitê Central do Partido Comunista da China. Já a delegação americana é liderada pelo secretário do Tesouro, Scott Bessent, e pelo representante comercial Jamieson Greer.

Também é esperado que os representantes estabeleçam as bases para uma possível reunião entre Donald Trump e Xi Jinping no próximo mês, quando os líderes devem participar de uma cúpula na Coreia do Sul.

“Com apenas seis semanas restantes antes de um possível encontro entre Trump e Xi durante a cúpula da APEC na Coreia, EUA e China precisam intensificar os trabalhos se quiserem apresentar resultados concretos,” disse Wendy Cutler, vice-presidente sênior do Asia Society Policy Institute e experiente negociadora comercial dos EUA, antes das conversas em Madri.

Leia também

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.