Como será o funcionamento dos bancos no Natal e Ano Novo?

Festas de fim de ano exigem atenção do cidadão quanto ao funcionamento das instituições financeiras e o pagamento de contas

Caixa Econômica Federal vai cobrar empresas por transações via Pix

Com a proximidade das festas de fim de ano, o cidadão precisa estar atento ao funcionamento dos bancos e instituições financeiras durante o período. De acordo com comunicado da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá expediente durante o Natal (25), na véspera do ano novo (31) e no feriado da Confraternização Universal (1º de janeiro).

Nessas datas, as compensações bancárias não são efetivadas, incluindo o TED. Somente o PIX, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente. Contas de consumo, como água, energia e telefone, poderão ser pagas sem acréscimo no dia útil seguinte.

No caso de tributos e impostos, caso vençam no feriado, ou nos dias em que não há compensação bancária, é necessário que o pagamento seja antecipado para evitar a cobrança de juros e multas.

No dia 24 de dezembro, na próxima quarta-feira, os bancos terão o horário de atendimento reduzido, das 9h às 11h, ou das 8h às 10h nos estados com diferença de 1 ou 2 horas em relação à Brasília. Enquanto o dia 30 de dezembro será o último com atendimento presencial ao público, com expediente normal.

Já nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, os bancos e instituições financeiras voltam a funcionar normalmente para o atendimento presencial ao público, exceto nos municípios em que há algum feriado local.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

Ouvindo...