O Kremlin anunciou neste domingo (4) que o presidente da China, Xi Jinping, fará uma visita oficial à Rússia dos dias 7 a 10 de maio, para participar das comemorações do 80º aniversário da derrota da Alemanha nazista.
No Telegram, o governo russo afirmou que Xi Jinping discutirá com Vladimir Putin sobre o desenvolvimento da parceria estratégica entre os dois países, segundo a agência de notícias Reuters. Os dois países devem assinar diversos documentos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também deve participar do evento de 80 anos do Dia da Vitória em Moscou, no dia 9 de maio. Naquele dia, em 1945, a União Soviética derrotou a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.
Em meio a guerra comercial, Trump elogia Xi Jinping, da China: 'É meu amigo’ Xi Jinping, presidente chinês, defende política econômica ‘proativa’ em 2025 Lula e Xi Jinping citam guerras e reforçam cobrança por mudanças na ONU
Essa será a terceira visita de Xi Jinping à Rússia desde o início da guerra do país contra a Ucrânia. O governo chinês afirma ser neutro no conflito, mas apoiou o Kremlin em algumas afirmações.