Ouvindo...

Em meio a guerra comercial, Trump elogia Xi Jinping, da China: 'É meu amigo’

Vale lembrar que os Estados Unidos pausaram as taxas do ‘tarifaço’ por 90 dias em todos os países, menos a China

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está confiante que chegará em um acordo com a China. Em conversa com jornalistas nesta quarta-feira (9), ele chegou a elogiar Xi Jinping, presidente chinês.

Os dois países travam uma guerra comercial principalmente após o ‘tarifaço’ de Donald Trump, que gerou tarifas retaliatórias por parte da China. Nos EUA, a taxa sobre produtos chineses é de 125%, já na China, o imposto sobre produtos estadunidenses é de 84%.

Vale lembrar que os Estados Unidos pausaram as taxas por 90 dias em todos os países, menos a China. Segundo Trump, o país demonstrou ‘falta de respeito’ com os mercados mundiais.

Leia também

“Ah, claro, ele é meu amigo. Eu gosto dele. Claro, eu me reuniria com ele”, disse Trump, quando foi questionado sobre Xi Jinping.

Em outro evento na Casa Branca, Trump afirmou que acreditava que a China desejava realizar um acordo. Outros países asiáticos também desejavam negociar, como Japão e Coreia do Sul, segundo o presidente norte-americano.

“Todo mundo quer fazer um acordo, na verdade. Queremos fazer o que é certo para o nosso país, também queremos fazer o que é certo para o mundo”, disse, segundo a CNN.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.