Ouvindo...

Trump anuncia que vai elevar taxas contra China para 125%: ‘falta de respeito’

A declaração foi divulgada na rede social de Trump, Truth Social, na tarde desta quarta-feira (9)

Donald Trump, presidente dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta quarta-feira (9), que devido à “falta de respeito” que a China tem demonstrado em relação aos mercados globais, ele vai elevar as tarifas contra o país asiático para 125%, ante os 104% que foram determinados no início da semana. A declaração foi divulgada na rede social de Trump, Truth Social.

O republicano ainda anunciou que vai limitar tarifas recíprocas ao restante do mundo em 10%, com exceção das aplicadas à China, pelos próximos 90 dias. “Com base na falta de respeito que a China demonstrou aos mercados mundiais, estou, por meio deste, aumentando a tarifa cobrada da China pelos Estados Unidos da América para 125%, com efeito imediato. Em algum momento, esperançosamente em um futuro próximo, a China perceberá que os dias de exploração dos EUA e de outros países não são mais sustentáveis ou aceitáveis”, afirmou Trump.

Mais cedo nesta quarta-feira, o Ministério das Finanças da China anunciou que vai impor tarifas de 84% sobre produtos importados dos Estados Unidos a partir desta quinta-feira (10). A medida foi uma retaliação à cobrança americana de 104% sobre os produtos chineses. As novas tarifas da China representam uma alta de 50 pontos percentuais sobre os 34% que já haviam sido anunciados por Pequim na semana passada. À época, os percentuais acompanharam as taxas inicialmente impostas pelos EUA.

“Por outro lado, e com base no fato de que mais de 75 países convocaram representantes dos Estados Unidos, incluindo os Departamentos de Comércio, Tesouro e USTR, para negociar uma solução para os assuntos em discussão relativos a Comércio, Barreiras Comerciais, Tarifas, Manipulação Cambial e Tarifas Não Monetárias, e que esses países não retaliaram de forma alguma contra os Estados Unidos, por minha forte sugestão, autorizei uma pausa de 90 dias e uma Tarifa Recíproca substancialmente reduzida durante esse período, de 10%, também com efeito imediato”, completou Trump.

Leia também

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.