Ouvindo...

Tarifa de 84% sobre produtos dos Estados Unidos entra em vigor na China

O anúncio do aumento da tarifa de 34% para 84% foi anunciada nesta quarta-feira (9) pela Comissão Tarifária do Conselho do Estado

Ataque com faca deixa 8 mortos e 17 feridos em escola na China

Entra em vigor nesta quinta-feira (10) a tarifa de 84% sob produtos importados dos Estados Unidos na China. A medida tem teor retaliatório em relação ao ‘tarifaço’ de Donald Trump.

O anúncio do aumento da tarifa de 34% para 84% foi anunciada nesta quarta-feira (9) pela Comissão Tarifária do Conselho do Estado, segundo o jornal HK01.

A guerra comercial entre os dois países perdura desde o início do ‘tarifaço’. E, nesta quarta, enquanto ainda era madrugada na China, Trump anunciou um novo aumento na tarifa sob produtos chineses: 125%. Anteriormente, a taxa era de 104%.

Com exceção da China, todos os países que receberam novas taxas no ‘tarifaço’ seguirão com tarifas de 10% pelos próximos 90 dias. O país asiático foi excluído porque, segundo Trump, demonstrou ‘falta de respeito’ aos mercados mundiais.

Leia também

Ainda de acordo com o presidente estadunidense, mais de 75 países solicitaram negociações nas taxas. Por isso, a pausa foi determinada, e as tarifas seguem em 10%. As taxações contra produtos brasileiros não serão afetadas.

A pausa, segundo Scott Bessent, Secretário do Tesouro dos EUA, já era planejada. “Essa foi a estratégia dele [Trump] desde o início, e pode-se até dizer que ele colocou a China em uma posição difícil [...] A China é a economia mais desequilibrada da história do mundo moderno e é a maior fonte dos problemas comerciais dos Estados Unidos”, disse a jornalistas.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.