Ouvindo...

Papa Leão XIV critica desigualdade salarial e cita Elon Musk

Pontífice citou a fortuna do bilionário Elon Musk, dono da empresa Tesla com plano de remuneração de US$ 1 trilhão

Robert Prevost, papa Leão XIV, o primeiro papa norte-americano

O papa Leão XIV criticou a diferença salarial entre executivos de grandes empresas e a remuneração paga a seus funcionários, em uma entrevista à mídia divulgada neste domingo (14).

O pontífice citou, ainda, a fortuna do bilionário Elon Musk, dono da empresa Tesla com plano de remuneração de US$ 1 trilhão.

“CEOs que há 60 anos poderiam estar ganhando de quatro a seis vezes mais do que os trabalhadores estão recebendo 600 vezes mais [agora]”, afirmou Leão XIV.

“Ontem [teve] a notícia de que Elon Musk será o primeiro trilionário do mundo. O que isso significa e do que se trata? Se essa é a única coisa que tem valor, então estamos em um grande problema”, disse o papa.

Aniversário de 70

Neste domingo (14) o papa também celebrou seu aniversário de 70 anos com milhares de fiéis na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Leão XIV presidiu uma missa dedicada aos mártires do século XXI. Ao final da tradicional oração do Angelus, o pontífice brincou com a multidão: “Meus queridos, parece que vocês sabem que completo 70 anos hoje”, disse.

O papa também agradeceu: “Dou graças ao Senhor, aos meus pais e a todos que se lembraram de mim em suas orações”, afirmou, antes de aplaudir os fiéis que lotavam a praça.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde