O papa Leão XIV criticou a diferença salarial entre executivos de grandes empresas e a remuneração paga a seus funcionários, em uma entrevista à mídia divulgada neste domingo (14).
O pontífice citou, ainda, a fortuna do bilionário Elon Musk, dono da empresa Tesla com plano de remuneração de US$ 1 trilhão.
“CEOs que há 60 anos poderiam estar ganhando de quatro a seis vezes mais do que os trabalhadores estão recebendo 600 vezes mais [agora]”, afirmou Leão XIV.
“Ontem [teve] a notícia de que Elon Musk será o primeiro trilionário do mundo. O que isso significa e do que se trata? Se essa é a única coisa que tem valor, então estamos em um grande problema”, disse o papa.
Aniversário de 70
Neste domingo (14) o
Leão XIV presidiu uma missa dedicada aos mártires do século XXI. Ao final da tradicional oração do Angelus, o pontífice brincou com a multidão: “Meus queridos, parece que vocês sabem que completo 70 anos hoje”, disse.
O papa também agradeceu: “Dou graças ao Senhor, aos meus pais e a todos que se lembraram de mim em suas orações”, afirmou, antes de aplaudir os fiéis que lotavam a praça.