O candidato à presidência da Colômbia e senador da oposição Miguel Uribe Turbay
Após o atentado, Uribe recebeu atendimento hospitalar de emergência e foi levado ao hopsital, onde ficou internado e
O
Piora no estado de saúde
Miguel estava internado na Fundação Santa Fé de Bogotá e teve uma piora no estado de saúde no sábado, quando sofreu uma nova hemorragia cerebral. Em julho, Uribe chegou a apresentar melhora e
“Obrigado por uma vida cheia de amor”, escreveu María Claudia Tarazona em sua conta no Instagram, em uma mensagem ao lado de uma fotografia sua com o opositor político. “Descanse em paz, amor da minha vida, eu cuidarei dos nossos filhos”, acrescentou.
Quem é Miguel Uribe?
Uribe é neto do ex-presidente da Colômbia Julio César Turbay por parte de mãe e de Rodrigo Uribe Echavarría, diretor do Partido Liberal, por parte de pai.
A mãe dele, Diana Turbay, foi assassinada quando Miguel tinha apenas cinco anos. Ela era jornalista e foi sequestrada a mando de Panlo Escobar. Diana morreu enquanto participava de uma operação de resgate fracassada.
Uribe estudou na Escola Secundária Los Nogales e se formou em Direito na Universidade dos Andes. É mestre em Políticas Públicas pela mesma instituição de ensino.
Iniciou a carreira política aos 25 anos, em 2012, ao ser eleito para a Câmara Municipal de Bogotá. Três anos depois, foi convidado pelo ex-prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, para integrar sua administração e assumiu o cargo de Secretário de Governo.
Em 2018, ele deixou a secretaria para concorrer à Prefeitura de Bogotá, mas perdeu. Em 2022, foi eleito senador pelo Centro Democrático.
Ele deixou a esposa, María Claudia Tarazona, com quem se casou em 2016, e o filho, Alejandro Uribe Tarazona.