Ouvindo...

Polícia colombiana prende suspeito de ‘organizar’ atentado contra Miguel Uribe

A polícia acredita que “El Costeño” seja um dos cérebros logísticos por trás do atentado contra o senador colombiano Miguel Uribe, de 39 anos, pré-candidato à presidência

El Costeño foi apresentado neste sábado (5) pela Polícia colombiana.

A polícia colombiana prendeu neste sábado (5) um homem suspeito de envolvimento no atentado contra o senador e pré-candidato à presidência Miguel Uribe, que permanece hospitalizado em Bogotá.

Elder José Arteaga Hernández, conhecido pelo codinome “El Costeño”, é apontado pelas autoridades como um dos “cérebros” logísticos do ataque ocorrido em 7 de junho, e uma peça-chave para chegar aos mandantes do crime.

Segundo o diretor da polícia colombiana, Carlos Fernando Triana Beltrán, El Costeño é um criminoso com “mais de vinte anos de histórico criminal”.

Leia também

O senador, de 39 anos, foi baleado três vezes durante um comício em um parque da capital colombiana. Ele passou por várias cirurgias e, segundo familiares, seu estado de saúde ainda é grave.

Até o momento, cinco pessoas foram presas, incluindo o autor dos disparos — um adolescente de 15 anos, detido minutos após o ataque e baleado pelos seguranças de Uribe.

De acordo com a polícia, El Costeño — que era procurado pela Interpol — teria coordenado a ação criminosa e foi o responsável por identificar e entregar a arma ao jovem envolvido no atentado.

Ele é investigado pelos crimes de tentativa de homicídio agravado, fabricação, tráfico e porte ilegal de armas, conspiração para cometer crimes e uso de menores em atividades criminosas.

Ainda segundo as autoridades, El Costeño lidera uma quadrilha que atua na capital colombiana e é “dedicada a diversos crimes”. A polícia também investiga se ele tem ligação com outros grupos armados no país.

*** Com informações de AFP.

Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.