Belo Horizonte é uma das cinco capitais brasileiras beneficiadas com crédito para frota elétrica, segundo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que é maior financiador de ônibus elétricos da América Latina. Estudo da C40 Cities e do Conselho Internacional de Transporte Limpo aponta que o BNDES é responsável por mais de 12% do valor total disponibilizado para frota elétrica.
Belo Horizonte é uma das cinco capitais brasileiras beneficiadas. Segundo o banco, a cidade teve uma operação aprovada no valor de R$ 317 milhões para adquirir 100 unidades. A frota elétrica vai evitar emissão de 7.273 toneladas de CO2 equivalente/ano.
Além do BNDES, outros bancos públicos brasileiros figuram entre os 20 principais financiadores da região, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Desde 2023, o total do crédito aprovado pelo BNDES para ônibus elétricos soma R$ 3,8 bilhões, em projetos para os municípios de Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).