Ouvindo...

Quem era Miguel Uribe, pré-candidato que morreu após ser baleado em comício na Colômbia

Uribe morreu após ficar dois meses internado na Fundação Santa Fé de Bogotá, onde passou por várias cirurgias devido ao atentado

Colombian politician Miguel Uribe Turbay during the demonstrations against the reform proposals of Colombian president Gustavo Petro, in Bogota, Colombia, February 15, 2023. (Photo by Sebastian Barros/NurPhoto) (Photo by Sebastian Barros / NurPhoto via AFP)

Morreu na madrugada desta segunda-feira (11) o pré-candidato à presidência da Colômbia Miguel Uribe Turbay, de 39 anos, baleado durante um comício em Bogotá no dia sete de junho.

Naquele dia, Uribe discursava quando tomou dois tiros na cabeça e um tiro na perna. Ele estava internado na Fundação Santa Fé de Bogotá. O político passou por várias cirurgias após o atentado.

Até o momento, cinco pessoas foram presas, incluindo o autor dos disparos - um adolescente de 15 anos - e Elder José Arteaga Hernández, conhecido como ‘El Costeño’, apontado como um dos ‘cérebros’ logísticos do ataque.

Leia também

Quem é Miguel Uribe?

Miguel Uribe Turbay, de 39 anos, é um político colombiano nascido em Bogotá, em 28 de janeiro de 1986. Ele era advogado, senador e membro do partido de oposição Centro Democrático.

Uribe é neto do ex-presidente da Colômbia Julio César Turbay por parte de mãe e de Rodrigo Uribe Echavarría, diretor do Partido Liberal, por parte de pai.

A mãe dele, Diana Turbay, foi assassinada quando Miguel tinha apenas cinco anos. Ela era jornalista e foi sequestrada a mando de Panlo Escobar. Diana morreu enquanto participava de uma operação de resgate fracassada.

Uribe estudou na Escola Secundária Los Nogales e se formou em Direito na Universidade dos Andes. É mestre em Políticas Públicas pela mesma instituição de ensino.

Iniciou a carreira política aos 25 anos, em 2012, ao ser eleito para a Câmara Municipal de Bogotá. Três anos depois, foi convidado pelo ex-prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, para integrar sua administração e assumiu o cargo de Secretário de Governo.

Em 2018, ele deixou a secretaria para concorrer à Prefeitura de Bogotá, mas perdeu. Em 2022, foi eleito senador pelo Centro Democrático.

Ele deixou a esposa, María Claudia Tarazona, com quem se casou em 2016, e o filho, Alejandro Uribe Tarazona.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.