Ouvindo...

Miguel Uribe passa por intervenção cirúrgica e segue em estado crítico na UTI

Uribe está internado na Fundação Santa Fé de Bogotá, onde segue com tratamentos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)

Senador Miguel Uribe foi baleado durante campanha no sábado (7)

O senador e candidato à presidência da Colômbia, Miguel Uribe, precisou passar por uma intervenção cirúrgica nesta segunda-feira (16), para complementar o procedimento inicial de seu tratamento, informou o boletim médico.

Uribe está internado na Fundação Santa Fé de Bogotá, onde segue com tratamentos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), subespecializada em Neurologia.

“A tomografia de crânio pós-operatória mostrou os resultados esperados, sem alterações significativas além das previamente identificadas”, dizia o boletim.

O político de direita segue em estado crítico, mas estável. O prognóstico neurológico segue reservado.

Leia também

Baleado na cabeça

Miguel Uribe Turbay, de 39 anos, sofreu um atentado no dia sete de junho, no bairro de Fontibón, em Bogotá, durante um evento. Ele foi baleado na cabeça duas vezes e uma vez no joelho.

Ele passou por cirurgia no dia seguinte e segue em estado grave desde então. Um adolescente suspeito de cometer o crime foi preso e se declarou inocente ao Ministério Público.

Uribe fazia um discurso de campanha quando foi atingido. Vídeos publicados nas redes sociais mostraram o exato momento em que ele é atingido. Nas imagens, é possível ouvir ao menos cinco disparos.

Além de Uribe, outras três pessoas se feriram. Crítico ferrenho de Gustavo Petro, ele anunciou no ano passado que iria disputar a presidência em 2026. O atual presidente colombiano condenou o ataque e prometeu uma investigação detalhada sobre o crime.

Segundo um relatório preliminar, Miguel Uribe e o vereador que o acompanhava tinham sua própria equipe de segurança durante o evento. O comício não era programado, por isso, as autoridades acreditam que os assassinos seguiam Uribe com uma pistola semiautomática.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.