Ouvindo...

Marco Rubio diz que plano de anexação da Cisjordânia ameaça paz em Gaza

Uma votação no Parlamento israelense que abre caminho para extensão da soberania do país ao leste de Jerusalém e em toda a Cisjordânia

Faixa de Gaza

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, disse que os planos de Israel de anexação da Cisjordânia podem ameaçar o acordo de paz na Faixa de Gaza.

Rubio e outros funcionários de alto escalão de Washington visitarão Israel nesta semana para tentar consolidar o cessar-fogo na região, com o plano proposto por Donald Trump.

Uma votação no Parlamento israelense que abre caminho para extensão da soberania do país ao leste de Jerusalém e em toda a Cisjordânia.

Esse plano ameaça o cessar-fogo em Gaza, alertou Rubio. “Não é algo que possamos apoiar no momento”, afirmou.

O vice-presidente dos Estados Unidos, J.D Vance, pouco antes da declaração de Rubio, disse que os próximos passos do acordo, que inclui o desarmamento do Hamas e a reconstrução de Gaza, serão “muito difíceis”.

A afirmação de Vance foi após uma reunião com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Nentanyahu. Rubio também se encontrará com o premiê nesta sexta-feira (24).

Leia também

O acordo firmado entre Israel e o Hamas entrou em vigor no último dia 10, com base em um plano de 20 tópicos proposto por Trump.

A princípio, o acordo prevê que ambas as partes cessem os ataques e libertem reféns e prisioneiros. O Hamas libertou todos os 20 reféns vivos e 15 dos 28 mortos, enquanto Israel libertou 2 mil prisioneiros palestinos.

O acordo também propunha a retirada israelense de Gaza e a entrada de ajuda humanitária para a população de Gaza.

*Com AFP

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.