Ouvindo...

Encontro no Reino Unido reúne autoridades mundiais para discutir reconstrução de Gaza

Evento começou nessa segunda-feira (13) e vai até quarta-feira (15), com o objetivo de ‘convocar esforços cruciais de planejamento e coordenação para Gaza no pós-guerra’

Nesta vista aérea, pessoas caminham em meio à destruição na Cidade de Gaza, no norte da Faixa de Gaza, em 11 de outubro de 2025, um dia após a entrada em vigor de um cessar-fogo.

Um encontro em Wilton Park, no Reino Unido, reúne nesta terça-feira (14) autoridades mundiais, representantes de empresas e integrantes da sociedade civil para discutir a reconstrução da Faixa de Gaza.

O evento, segundo a CNN, começou nessa segunda-feira (13) e vai até quarta-feira (15), com o objetivo de “convocar esforços cruciais de planejamento e coordenação para Gaza no pós-guerra”, afirmou o governo britânico.

Representantes da Autoridade Palestina, Jordânia, Alemanha, Itália e Arábia Saudita devem estar na reunião. Chefes o Banco Europeu para Reconstrução e Desenvolvimento, do Banco Mundial e financiadores do setor privado também devem ir ao encontro.

As discussões no encontro abordarão esforços para apoiar o programa de transformação e reforma da Autoridade Palestina, para que ela possa apoiar a recuperação de Gaza.

Segundo um comunicado do governo britânico, a reconstrução do território será liderada pelos palestinos, sem qualquer papel do Hamas na futura governança da região.

Leia também

Cúpula no Egito

Vale lembrar que, nessa segunda-feira (13), mais de 20 líderes mundiais estiveram em uma reunião em Sharm el-Sheikh, no Egito, para finalizar um acordo sobre o cessar-fogo na Faixa de Gaza.

Donald Trump liderou a cúpula e assinou o documento do cessar-fogo no encontro. Além dele, líderes de Egito, Catar e Turquia também realizaram a assinatura, classificada como “muito importante”. “O documento vai definir regras e regulamentos e muitas outras coisas”, disse Trump antes de assiná-lo, repetindo duas vezes que o acordo “vai perdurar”.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.