Lula diz esperar que Delcy Rodríguez ‘dê conta do recado’ na Venezuela

Mandatário brasileiro relatou que conversou duas vezes com a presidente da Venezuela, sem entrar em detalhes sobre o teor das conversas

Lula durante visita ao Panamá

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou esperar que a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, “dê conta do recado” e reforçou que cabe ao próprio povo venezuelano encontrar uma solução para a crise no país. A declaração foi feita nesta terça-feira (27), durante viagem ao Panamá, onde o presidente participa do Fórum Econômico Internacional América Latina e Caribe.

“Vou falar com a presidente Delcy. Eu espero que ela consiga dar conta do recado”, disse Lula a jornalistas na Cidade do Panamá.

Segundo o presidente brasileiro, é importante que os Estados Unidos respeitem a soberania venezuelana. Lula afirmou ainda que espera que o presidente norte-americano, Donald Trump, permita que a Venezuela “cuide da sua soberania e dos seus interesses democráticos”.

Lula relatou que conversou duas vezes com Delcy Rodríguez, sem entrar em detalhes sobre o teor das conversas. “Ela estava muito preocupada com os acontecimentos, que eram muito recentes”, afirmou.

O presidente ponderou que o cenário ainda é incerto e pediu cautela. “Está tudo muito recente. Acho que temos que ter um pouco de paciência, porque quem vai encontrar uma solução para o povo venezuelano é o próprio povo venezuelano. Não será o Brasil, não serão os Estados Unidos, será a Venezuela”, declarou.

Lula no Panamá

Lula desembarcou no Panamá nesta terça-feira para participar do Fórum Econômico Internacional América Latina e Caribe, organizado pelo CAF, banco de desenvolvimento da região. O evento deve reunir mais de 2.500 líderes políticos, empresariais e acadêmicos para debater os rumos do continente.

Esta é a primeira agenda internacional do presidente em 2026 e inclui reuniões bilaterais com autoridades estrangeiras. A primeira ocorreu com o presidente eleito do Chile, José Antonio Kast.

Na chegada ao Panamá, Lula também foi questionado sobre uma conversa recente com Donald Trump e a possibilidade de um encontro em Washington. “O Brasil e os Estados Unidos são as principais democracias do Ocidente. Dois chefes de Estado precisam conversar olhando olho no olho para discutir boas relações entre Brasil e Estados Unidos”, afirmou.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...