Ouvindo...

Dirige sozinho! Uber investe R$ 1,6 bilhão para criar frota de 20 mil carros autônomos

A empresa deve adquirir um mínimo de 20 mil carros autônomos, baseados no modelo SUV Lucid Gravity, nos próximos seis anos

Além dos carros autonômons nos EUA, a China também está acelerando o processo para aumentar a frota em grandes cidades

A Uber, famoso aplicativo de transportes, anunciou nesta quinta-feira (17), que comprará cerca de 300 milhões de dólares (R$ 1,67 bilhão) em ações da Lucid Motors para aumentar a frota de carros autonômonos.

O surgimento do mercado de táxis autônomos vem atraindo muitos investidores, como a Waymo, subsidiária do Google nos Estados Unidos. Recentemente, a Tesla, empresa de Elon Musk, também lançou seu primeiro serviço de “veículos inteligentes”.

No caso da Uber, um acordo com a Waymo já havia sido feito para oferecer um serviço de veículos sem motorista em Atlanta, estado da Geórgia, e em Austin.

Leia também:

No entanto, o acordo anunciado nesta quinta (17) representa um passo a mais. Agora a empresa se comprometeu a adquirir um mínimo de 20 mil carros autônomos, baseados no modelo SUV Lucid Gravity, nos próximos seis anos.

Esses veículos serão desenvolvidos especificamente para o aplicativo de transposters, em colaboração com a Nuro, uma startup especializada em software para carros autônomos.

A Uber também investirá na Nuro e planeja disponibilizar suas novas unidades autônomas em uma “grande cidade dos Estados Unidos” até o final do próximo ano.

Segundo a AFP, as duas empresas, Lucid e Nuro, já estão realizando testes do protótipo do robotáxi em um circuito fechado em Las Vegas.

Leia também

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo