A primeira linha de ônibus com
Leia mais:
Diferentemente dos ônibus comuns, esse tem bordas arredondadas e grandes janelas. Jeong Seong-gyun, diretor da 42dot, a startup responsável pela tecnologia — que foi comprada pela Hyundai — diz que o design é intencional.
O ônibus é feito de partes que se encaixam, no melhor estilo dos blocos de montar Lego, para manter os custos baixos e permitir que seja facilmente replicado. “Isso é o futuro,” diz Seong-gyun em entrevista à AFP.
Para andar pelas ruas, ele usa câmeras e lasers em vez de sensores especializados e mais caros. A 42dot buscou desenvolver uma tecnologia barata, segura e facilmente transferível para diferentes tipos de veículos no futuro — como caminhões de entrega, por exemplo.
Por enquanto, o ônibus vai percorrer um pequeno circuito de 3,4 quilômetros no centro de Seul. O trajeto é concluído em cerca de 20 minutos e acompanhado por um motorista de segurança. Os passageiros podem embarcar em duas paradas, mas é preciso reservar o assento — que é gratuito — por um aplicativo.