Apple bane aplicativos de chat anônimo da App Store; saiba novas regras

Medida afeta plataformas de conversas sem identificação e com pessoas aleatórias

Apple não especificou o motivo da decisão

A Apple proibiu aplicativos de conversas anônimas e aleatórias na App Store. A marca atualizou as regras de segurança da loja virtual do iOS, que não exibirá mais esse tipo de ferramenta.

A medida atinge plataformas que contam com chats que não exigem cadastro ou identificação e criam salas privadas de bate-papo entre pessoas desconhecidas. Aplicativos como Chatroulette e Omegle são exemplos famosos.

Leia também

A Apple não especificou o motivo da decisão. Pode ser uma medida de segurança para menores de idade, vulneráveis à exposição de conteúdo adulto e assédio nessas plataformas.

Aplicativos dessa categoria precisarão de aprovação da Apple para integrar o catálogo da App Store. Será necessário seguir determinações como ter mecanismos de denúncia de conteúdo ofensivo e algum tipo de filtro contra materiais sugestivos.

Com as novas diretrizes, os chats anônimos entram na mesma categoria de outros serviços já proibidos. A marca já havia vetado aplicativos usados para pornografia, objetificação de pessoas reais, ameaças físicas e bullying.

Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.

Ouvindo...