Ouvindo...

Omegle encerra as atividades após 14 anos

O Omegle foi lançado em 2009 com a ideia de promover uma maior interação entre as pessoas

O fundador alegou para cometer crimes hediondos

O site de bate-papo Omegle encerrou suas atividades nesta quarta-feira (8), após 14 anos de operação. O anúncio foi feito pelo criador da plataforma, Leif K-Brooks, em um comunicado publicado na página inicial do site.

No comunicado, K-Brooks afirma que a decisão foi tomada devido ao uso indevido da plataforma na prática de crimes sexuais contra menores de idade. “A batalha pelo Omegle foi perdida”, diz o comunicado. “A plataforma foi usada para cometer crimes hediondos, e eu não posso permitir que isso continue.”

O Omegle foi lançado em 2009 e rapidamente se tornou uma das plataformas de bate-papo mais populares do mundo. A plataforma é gratuita e permite que usuários conversem por mensagem e vídeo aleatoriamente com outras pessoas de todo o mundo.

No entanto, o Omegle também foi alvo de críticas por sua falta de segurança. A plataforma não exige que os usuários se registrem ou forneçam informações pessoais, o que facilita o uso indevido por criminosos.

Segundo o comunicado, o site auxiliou as investigações de forças de segurança e do Centro Nacional de Crianças Exploradas e Desaparecidas para prender suspeitos de usar a plataforma para cometer crimes sexuais contra menores. “Dito isso, a luta contra o crime nunca pode ser verdadeiramente vencida. É uma batalha sem fim que precisa ser feita e refeita todos os dias e, mesmo que você faça seu melhor trabalho, é impossível vencer isso”, afirma o fundador do site.

“Do fundo do meu coração, obrigado a todos que usaram o Omegle com boas intenções e a todos que contribuíram para o sucesso do site em qualquer sentido. Me desculpem por não continuar lutando por vocês”, completa a nota.

Formado em Jornalismo pelo UniBH, em 2022, foi repórter de cidades na Itatiaia e atualmente é editor dos canais de YouTube da empresa.