A Wisk Aero busca a autorização da Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA para fazer os primeiros testes com passageiros de sua aeronave elétrica e autônoma. A startup, que opera no segmento de aeronaves de decolagem e aterrissagem vertical elétrica (
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A empresa pode se tornar a primeira a oferecer um serviço de táxi aéreo autônomo nos EUA. Segundo as regras da FAA, é preciso ter três tipos de certificação: uma que garante que a aeronave atende aos padrões de segurança da entidade, a que permite iniciar a fabricação da aeronavee a que autoriza o serviço.
O veículo da Wisk Aero já está na sexta geração. Ele tem rotores dianteiros com cinco pás que podem se inclinar na horizontal ou na vertical e rotores traseiros com duas pás fixas na posição vertical. O modelo Gen6 acomoda quatro passageiros, tem velocidade de cruzeiro de 222 Km/h e alcance de 140 quilômetros por carga. A altitude de operação é de 760 a 1.220 metros acima do solo.
A startup quer oferecer um serviço semelhante ao Uber. O veículo não deve ter piloto a bordo: vai usar um sistema inteligente de piloto automático com supervisão remota de um especialista humano. As aeronaves vão decolar e pousar em vertiportos instalados no topo de edifícios. Segundo a Wisk Aero, o serviço deve ser lançado nos próximos cinco anos.
Outras empresas dizem que estão prestes a lançar serviços semelhantes nos EUA — é o caso, por exemplo, da Archer. O setor já atrai a atenção de companhias como Hyundai, Toyota e até Airbus, principal concorrente da