Alice é a primeira aeronave comercial elétrica do mundo. Seu
Startup cria avião hipersônico para voar a mais de 11 mil Km/h Magnetismo terrestre altera pistas de aeroporto de São Paulo
Desenvolvido pela Eviation Aircraft, o modelo é direcionado a rotas regionais e funciona como uma alternativa mais rápida, confortável e eficiente do que vans e micro-ônibus. o avião tem uma versão para nove passageiros, uma com cabine executiva para seis passageiros e uma para transporte de cargas. Todas permitem dois tripulantes.
Sua velocidade máxima é de cerca de 482 Km/h e, nos modelos para passageiros, pode carregar cerca de 1.100 Kg. O veículo usa duas unidades de propulsão elétrica, o que torna as viagens mais silenciosas. Segundo a companhia, o voo permitiu verificar a potência dos motores elétricos e é parte das etapas realizadas para certificar a segurança e a eficiência da aeronave.
A partir dessas informações, a empresa vai revisar o desempenho do veículo. A expectativa é que as unidades fiquem prontas em 2027. “Isso levará à inovação em viagens aéreas sustentáveis e pode moldar as viagens de passageiros e de carga no futuro”, diz Gregory Davis, presidente da Eviation Aircraft.
Outros projetos de aviões elétricos estão em andamento. Isso inclui o avião desenhado pela Embraer e a aeronave criada pela Rolls-Royce.