Ouça a rádio

Compartilhe

Baidu apresenta carro autônomo Apollo RT6

Modelo vai compor a frota de robotáxis Apollo Go

Voilante removível garante mais espaço para passageiros

Volante removível e direção autônoma nível 4. Essas são duas das principais características do Apollo RT6, a sexta geração do carro autônomo da Baidu, apresentada hoje na China. O modelo deve ser adicionado à frota de robotáxis Apollo Go no segundo semestre de 2023.

Conhecida principalmente por seu buscador de internet, a Baidu passou a produzir veículos elétricos em janeiro de 2021 em parceria com a Geely. Seu ecossistema Apollo conquistou mais de uma centena de parcerias com fabricantes e fornecedores, como Toyota, Ford e Volkswagen.

A Apollo Go oferece viagens em automóveis autônomos há dois anos com veículos elétricos adaptados com a tecnologia da Baidu. O robotaxi Apollo RT6 é o primeiro a ser construído inteiramente pela empresa.

A Baidu diz que conseguiu baixar o custo do modelo para cerca de US$ 37 mil por unidade, mesmo com uma das mais avançadas tecnologias de direção autônoma. 

Robin Li, cofundador e CEO da Baidu, diz que essa redução vai permitir distribuir dezenas de milhares de veículos autônomos na China. “Estamos caminhando para um futuro em que pegar um robotáxi custará metade do que custa pegar um táxi hoje.”

Segundo a empresa, a expectativa é ter uma frota milhares de RT6 em teste no ano que vem. Depois, o objetivo é ampliar de 10 mil para 100 mil unidades. 

A Apollo Go já circula em 10 cidades chinesas e já completou mais de 1 milhão de viagens. Até 2025, o serviço de robotáxi deve estar em 65 cidades e, até 2030, em 100 localidades chinesas.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store