Buracos nas ruas podem causar danos no parte inferior dos veículos. A nova versão do software dos automóveis da Tesla tem um recurso que pode evitar isso: os carros vão poder escanear o caminho e ajustar a suspensão caso haja irregularidades.
O recurso pode não estar disponível para todas as localidades. “O ajuste está sujeito a disponibilidade, já que os mapas das estradas são criados pelos carros da Tesla”, informa a companhia. A opção não é aplicável ao Autopilot ou à Direção Autônoma: nesses modos, o veículo não desvia nem evita os danos das ruas.
Elon Musk conta que a montadora trabalha em um sistema de retenção com rotulagem 3D para criar mapas de buracos. Mesmo assim, a tecnologia de ajuste automático de suspensão não é inústil: ela pode ajudar a prevenir muitos danos a veículos que, de outra forma, seriam inevitáveis.
A novidade inclui, ainda, uma luz verde para combater a distração do motorista. Muitos já ficaram presos atrás de alguém que presta mais atenção ao telefone do que ao sinal de trânsito. Isso pode ajudar a eliminar esses incidentes ou, pelo menos, reduzir a probabilidade de motoristas que estão atrás buzinarem.
Segundo o site Electrek, o recurso só vai funcionar com veículos equipados com computador autônomo. “O sistema é apenas uma notificação”, destaca a Tesla. “É responsabilidade do motorista observar seu ambiente e tomar decisões apropriadas.”