Ouvindo...

Carro autônomo da Apple estaria enfrentando dificuldades em testes

Além de não conseguir se manter na pista, quase atropelou um pedestre em uma ocasião

Apple Car ainda não está pronto para uso

Já faz oito anos que a Apple trabalha no desenvolvimento do Apple Car. Mesmo assim, o cronograma de lançamento do veículo tem sido um desafio para a companhia. Fontes internas dizem que o modelo tem causado acidentes durante os testes.

Segundo o The Information, o Apple Car — conhecido como Project Titan — funciona perfeitamente em estradas selecionadas. Apesar disso, os protótipos não vão bem em outros trajetos: inclusive perto da sede da empresa, no Vale do Silício. Lá, o veículo teve dificuldade de se manter na pista e quase atropelou um pedestre em uma ocasião: o carro ajustou levemente a trajetória e o motorista teve de pisar no freio para evitar um acidente.

De acordo com integrantes da equipe de desenvolvimento, os problemas têm relação com as alterações constantes nos objetivos do projeto, bem como das mudanças frequentes nos líderes. CJ Moore, diretor de sistemas autônomos, trocou a Apple pela Luminar. Doug Field, chefe do Apple Car, foi para a Ford Motors e Soonho Ahn, diretor de desenvolvimento de bateria, se juntou à Volkswagen. O engenheiro Micheal Schwekutsch optou por ir para a Archer e outros três colegas deixaram a Apple por startups de aviões elétricos.

Para alguns profissionais da equipe, há perda de tempo com demonstrações. Um ex-engenheiro da Uber diz que, com dinheiro, é possível fazer um carro autônomo funcionar bem em qualquer rota fixa. Na Apple, as demonstrações são usadas para conseguir aprovação dos executivos.

A cada ano, a empresa gasta mais de US$ 1 bilhão por ano no Project Titan. O The Information diz que o Apple Car não tem volante, não tem freios, seus quatro bancos permitem que os ocupantes fiquem de frente uns para os outros e seu teto é curvado como o de um Beetle, da Volkswagen. Nessa configuração, a Apple seria responsável pelo comportamento do automóvel, de acidentes e da segurança dos ocupantes. Ainda não há estimativas de quando a companhia vai mostrar algo ao mercado.

Na demonstração, os veículos provaram que podiam dirigir sem depender de mapas tridimensionais altamente detalhados — que a maioria dos concorrentes exige. “Os gerentes do projeto esperavam poder abandonar os caros mapas de alta definição e, mesmo assim, construir um carro totalmente automatizado que funcionaria em qualquer lugar do mundo sem volante ou pedais”, diz o The Information.

Especula-se que a Apple possa paralisar o desenvolvimento do Apple Car por enquanto, até reorganizar o projeto. E a escassez global de semicondutores pode atrasar ainda mais todo o processo. O conceito do modelo prevê que ele seja parte do ecossistema da marca e compatível com todos os produtos da empresa. A última previsão de lançamento era 2024.