Apple vai permitir pagamento de combustível pelo CarPlay
Função deve chegar com a nova atualização do sistema, esperada para os próximos meses
A rede HF Sinclair, que tem mais de 1.600 postos de combustíveis nos EUA, pode ser a primeira a permitir o pagamento do abastecimento diretamente pela central multimídia do sistema Apple CarPlay. Assim, em poucos toques no painel e sem precisar apresentar dinheiro ou cartão, o motorista vai concluir a transação. A ideia da companhia é integrar os veículos movidos a gasolina com pagamentos 100% digitais.
A função deve ser liberada na atualização de software — programada para os próximos meses. “Estamos entusiasmados com a ideia de que os consumidores poderão comprar combustível na tela de navegação do veículo”, diz a HF Sinclair. Em junho, durante a WWDC, a Apple demonstrou o funcionamento do recurso.
O CarPlay já é usado nos EUA para pagamentos em outras situações, como estacionamentos, carregamento de veículos elétricos e entrega de refeições. Em 2017, a General Motors (GM) adotou um sistema similar — neste ano, entretanto, a função foi abandonada. Segundo a GM, o motivo foi a saída de um fornecedor do mercado, mas o sistema era complicado de usar e só estava disponível em alguns postos da Shell.
Como vai funcionar
Para usar o novo recurso do CarPlay, usuários do iPhone vão precisar ter o app da empresa de combustíveis no aparelho. Ali, eles vão inserir os dados de pagamento. Depois, é só ir à tela multimídia para ativar uma bomba e pagar.
A Apple ainda não divulgou mais informações técnicas de como será a comunicação entre o sistema e as bombas. Além disso, não está claro se a função será liberada em outras regiões.
Leia Mais
Mais lidas
Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria