Ouvindo...

Pentágono fecha acordo com Elon Musk para uso da inteligência artificial Grok

A companhia de inteligência artificial de Elon Musk, a xAI, firmou um contrato nesta segunda-feira (14) com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato com a companhia de inteligência artificial do empresário Elon Musk, a xAI, para o uso de seu assistente de IA generativa, que esteve cercado de polêmica nos últimos dias.

O anúncio foi realizado pela empresa nesta segunda-feira (14), na rede social X (antigo). Segundo a xAI, ela integra parte de um programa de colaboração entre a companhia e o governo federal, conhecido como “Grok para o Governo”.

Lançado no fim de 2023, Grok é o assistente de IA generativa da xAI que virou notícia recentemente por comentários que elogiavam Adolf Hitler e emitiram comentários antissemitas.

A xAI se desculpou no sábado (12) por esse conteúdo e anunciou que havia corrigido o problema.

Segundo a AFP, a nova versão do chatbot, o Grok 4, apresentada na quarta-feira (9), consultava a opinião de Musk sobre alguns temas antes de oferecer uma resposta.

O contrato entre a xAI e o Departamento de Defesa chega em um contexto de desavenças entre Musk e presidente americano, Donald Trump, pela aprovação da megalei orçamentária e fiscal promovida pelo republicano.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo