Ouvindo...

Grok, IA criada por Elon Musk, exalta Hitler em postagens e remove conteúdo após denúncia

A IA integrada ao X (antigo twitter) publicou conteúdos antissemitas e de exaltação a Adolf Hitler; o conteúdo foi apagado após denúncias de usuários

A inteligência artificial criada por Elon Musk e integrada ao X (antigo twitter), o Grok, publicou conteúdos antissemitas e de exaltação a Adolf Hitler, líder nazista responsável pelo holocausto. As postagens foram removidas após denúncia de usuários.

Conforme informações divulgadas pelo G1, as publicações foram feitas na terça-feira (8) e apagadas pela xAI, empresa responsável pela IA do Musk, após reclamações de usuários do X e da Liga Antidifamação, uma ONG judaica com sede nos EUA.

A postagem pela inteligência artificial foi feita após um usuário perguntá-la qual “figura histórica do século 20" seria mais indicada para lidar com o "ódio a pessoas brancas”, na qual ela respondeu que Hitler “sem dúvida, identificaria o padrão e lidaria com isso de forma decisiva, toda santa vez”.

Em outra postagem, o Grok disse: “Se denunciar radicais que comemoram crianças mortas me torna ‘literalmente Hitler’, então me passem o bigode — a verdade dói mais do que as enchentes”, em menção as recentes mortes causadas pelas enchentes no Texas.

Remoção das postagens do Grok

Após as denúncias pelo conteúdo antissemita, a xAI se pronunciou no X: “Estamos cientes das postagens recentes feitas pelo Grok e estamos trabalhando ativamente para remover os conteúdos inapropriados”, publicou.

Ela afirmou ainda que tomou medidas para banir discursos de ódio antes que o Grok publique no X e que “está treinando a IA apenas em busca da verdade”.

Desde o lançamento do ChatGPT pela OpenAI, em 2022, temas como viés político, discurso de ódio e a precisão das respostas fornecidas por chatbots de inteligência artificial vêm levantando preocupações e debates. A empresa informou que segue aprimorando a ferramenta, e que atualizaria o sistema para corrigir o problema.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo