Ouvindo...

Uber testa exibir propagandas durante viagens

Los Angeles e São Francisco são as primeiras cidades a ter a novidade

Empresa busca formas alternativas de monetização

O app da Uber passou a exibir anúncios no aparelho do motorista parceiro em Los Angeles e São Francisco, nos EUA. Se o teste for bem-sucedido, o conceito deve ser adotado em outras cidades americanas e em outros países. Ainda não há data oficial para essa expansão.

Chamado de “Journey Ads”, eles devem ficar restritos ao aparelho do condutor, mas ainda não está claro como a publicidade será exibida. Isso porque sobreposições no mapa de navegação podem afetar o motorista. Até agora, 40 marcas americanas já fazem parte do projeto, como NBC, Universal e United Artists.

A companhia analisa, ainda, a possibilidade de colocar outdoors digitais no teto de carros para exibir publicidade paga durante o horário de trabalho. A empresa não informa se pretende repassar parte da arrecadação publicitária para os motoristas.

Novas formas de monetizar

A estratégia busca aumentar a receita sem repassar custos ao consumidor ou ao condutor. A empresa tem sido criticada pelos percentuais elevados cobrados dos motoristas. No Brasil, a moeda desvalorizada e o alto preço da gasolina afetam a renda dos parceiros da plataforma.

Isso fez a quantidade de parceiros do app diminuir e, em muitas localidades, é difícil conseguir transporte e a taxa de cancelamento é alta. A Uber foi até convocada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça para explicar a falha na prestação de serviço.