Grandes empresas de tecnologia deverão impedir o uso de ferramentas online para criar imagens de nudez geradas por Inteligência Artificial (IA) ou para assediar pessoas, após uma exigência do governo da Austrália. O anúncio da nova medida foi feito nesta terça-feira (2).
O governo australiano se juntará à indústria para desenvolver uma nova legislação contra essas tecnologias classificadas como “abomináveis”.
“Não há lugar para aplicativos e tecnologias que sejam usados apenas para abusar, humilhar e prejudicar as pessoas, especialmente nossos filhos”, disse Anika Wells, ministra australiana das Comunicações, em comunicado.
Atriz Jamie Lee Curtis é alvo de deepfake no Instagram e faz apelo a Zuckerberg Homem pode pagar multa de R$ 2,5 mi por divulgar deepfakes pornográficas na Austrália Entenda a lei sancionada por Lula que aumenta pena para crimes com IA contra mulheres
Ultimamente está em alta no país aplicativos como o ‘Nudify’, que geram imagens de nudez por inteligência artificial. Com isso, houve também o aumento dos golpes de ‘sextorsão’ direcionado a menores.
O governo australiano reiterou que utilizará ‘todos os meios ao seu alcance’ para restringir o acesso a essas plataformas e responsabilizará as empresas de tecnologia por bloqueá-las.
Segundo uma pesquisa recente da Save The Children (Salve as Crianças, em tradução livre), um a cada cinco jovens na Espanha já foram vítimas de
*Com AFP