Ouvindo...

Arábia Saudita e Paquistão fazem acordo de defesa mútua após ataque de Israel ao Catar

Essa é a primeira grande decisão de defesa de um país árabe do Golfo Pérsico desde o ataque ao Catar

Acordo foi firmado em Riade, na Arábia Saudita

Em meio a uma tensão devido aos ataques de Israel ao Catar, a Arábia Saudita e o Paquistão, países com armamento nuclear, assinaram um pacto de defesa mútua, informou a agência de notícias Associated Press (AP). O acordo define que qualquer ataque a um dos países será considerado uma agressão às duas nações.

Os dois países mantém laços econômicos, religiosos e de segurança estreitos há muito tempo. Há rumores de que a Arábia Saudita teria ajudado o Paquistão durante o desenvolvimento do programa de armas nucleares.

Especialistas apontam que este pacto é um sinal para Israel, suspeito de fabricar armas nucleares e que conduziu uma ofensiva militar extensa desde o ataque do Hamas em outubro de 2023 abrangendo Irã, Líbano, Catar, Síria e Iêmen.

Leia também

Essa é a primeira grande decisão de defesa de um país árabe do Golfo Pérsico desde o ataque ao Catar.

O pacto foi assinado pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, e o primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, nesta quarta-feira (17), em Riade, na Arábia Saudita.

“Este acordo visa desenvolver aspectos da cooperação em defesa entre os dois países e fortalecer a dissuasão conjunta contra qualquer agressão”, disse o comunicado do Ministério das Relações Exteriores do Paquistão e da agência estatal Saudi Press Agency.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.