Israel realizou um novo bombardeio a um porto comandado pelos Houthis no Iêmen, informou a agência de notícias Agence France Presse (AFP). O ataque desta terça-feira (16) foi direcionado ao porto de Hodeida.
Foram relatados ao menos dez ataques no oeste do Iêmen. Esse é o ataque mais recente aos rebeldes apoiados pelo Irã após o assassinato do primeiro-ministro houthi no mês passado em Saná e
Segundo a rede de televisão Al Masirah, ’12 ataques aéreos do inimigo israelense tinham como alvo o porto de Hodeida’. O porta-voz do grupo, Yahya Saree, disse que as defesas aéreas estavam ‘enfrentando aviões inimigos israelenses que estão lançando uma agressão contra o nosso país’.
EUA ataca Houthis em porto do Iêmen; pelo menos 74 pessoas morreram Israel ataca instalações militares dos houthis em Sanaa, capital do Iêmen EUA prometem manter ataques contra Houthi caso invasões a navios continuem
O Exército de Israel afirmou ter atacado uma ‘infraestrutura militar’ houthi no porto. Esse alvo era utilizado para ‘para transferir armas fornecidas pelo regime iraniano, com o objetivo de realizar ataques contra o Estado de Israel e seus aliados’.
O porto foi evacuado antes do ataque a pedido do porta-voz militar israelense Avichay Adraee. No X, Israel Katz, ministro da Defesa israelense, disse que os houthis ‘continuarão sofrendo golpes e pagando um preço doloroso por qualquer tentativa de ataque ao Estado de Israel’.
Os houthis lançaram ataques repetidos com drones e mísseis contra Israel desde o início da guerra em Gaza em 2023, em solidariedade ao povo palestino. Em resposta, Israel atacou várias regiões do Iêmen, concentrando-se em portos, estações de energia e o aeroporto internacional de Saná.