O USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos) apontou que um terremoto de magnitude 6.0 na Escala Richter atingiu o condado costeiro de Taitung, no sudeste de Taiwan, nesta quarta-feira (24). O tremor foi sentido em prédios da capital, Taipé, porém, não há relatos imediatos de danos em nenhuma parte da ilha.
A administração meteorológica de Taiwan informou que epicentro do terremoto teve uma profundidade de 11,9 km.
A fabricante taiwanesa de chips TSMC afirmou que o terremoto não atingiu a intensidade necessária para a fuga de fábricas em toda a ilha, localizada próxima à junção de duas placas tectônicas e propensa a terremotos.
Nos últimos 26 anos, Taiwan registrou dois terremotos com vítimas. Em 1999, mais de duas mil pessoas morreram após um abalo de magnitude 7.3. Em 2016, 116 pessoas perderam a vida em um tremor de escala 6.4 no sul do país.
Escala Richter
A Escala Richter é um método logarítmico, criado por Charles Richter em 1935, que mede a magnitude (a energia liberada) de um terremoto através da amplitude das ondas sísmicas registadas em aparelhos chamados sismógrafos. Ela permite quantificar e comparar a força de abalos sísmicos, onde cada aumento de um grau na escala representa um aumento de dez vezes na amplitude das ondas e um aumento significativo na energia liberada.
Venezuela denuncia ‘extorsão’ dos EUA na ONU e recebe apoio de Rússia e China Califórnia entra em alerta de evacuação com aproximação de tempestade ‘muito perigosa’ Patroa é suspeita de ter matado brasileira em Portugal, afirma família
Magnitudes de 2.0 ou menores são consideradas “Micro”, tremores que não são sentidos, mas são registados por sismógrafos. A classificação mais alta começa em 9.0, com o termo “Excepcional”, e podem devastar áreas numa vasta área, com grandes danos e destruição.