Taiwan é atingida por terremoto de magnitude 6.0, aponta agência dos EUA

Tremor foi sentido em prédios da capital, Taipé, porém, não há relatos de danos ou vítimas

Mapa mostra abalo sísmico em Taiwan

O USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos) apontou que um terremoto de magnitude 6.0 na Escala Richter atingiu o condado costeiro de Taitung, no sudeste de Taiwan, nesta quarta-feira (24). O tremor foi sentido em prédios da capital, Taipé, porém, não há relatos imediatos de danos em nenhuma parte da ilha.

A administração meteorológica de Taiwan informou que epicentro do terremoto teve uma profundidade de 11,9 km.

A fabricante taiwanesa de chips TSMC afirmou que o terremoto não atingiu a intensidade necessária para a fuga de fábricas em toda a ilha, localizada próxima à junção de duas placas tectônicas e propensa a terremotos.

Nos últimos 26 anos, Taiwan registrou dois terremotos com vítimas. Em 1999, mais de duas mil pessoas morreram após um abalo de magnitude 7.3. Em 2016, 116 pessoas perderam a vida em um tremor de escala 6.4 no sul do país.

Leia também

Escala Richter

A Escala Richter é um método logarítmico, criado por Charles Richter em 1935, que mede a magnitude (a energia liberada) de um terremoto através da amplitude das ondas sísmicas registadas em aparelhos chamados sismógrafos. Ela permite quantificar e comparar a força de abalos sísmicos, onde cada aumento de um grau na escala representa um aumento de dez vezes na amplitude das ondas e um aumento significativo na energia liberada.

Magnitudes de 2.0 ou menores são consideradas “Micro”, tremores que não são sentidos, mas são registados por sismógrafos. A classificação mais alta começa em 9.0, com o termo “Excepcional”, e podem devastar áreas numa vasta área, com grandes danos e destruição.

Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.

Ouvindo...