Um avião de pequeno porte pousou “sozinho” em segurança num aeroporto de Colorado, nos Estados Unidos, sendo a primeira utilização do sistema de pouso automático de emergência.
O incidente ocorreu no sábado (20), no Aeroporto Metropolitano de Rocky Mountain. O avião era um bimotor Beechcraft Super King Air, segundo a Administração Federal de Aviação (FAA).
Conforme a ABC News, o piloto perdeu a comunicação com o controle de tráfego aéreo, e um sistema de pouso automático de emergência a bordo foi ativado. Dois pilotos estavam na aeronave, que sofreu perda de pressurização rápida e não comandada.
Avião com deputado e vereador faz pouso forçado e pega fogo em distrito de Porto Velho Vídeo: avião tem problema no trem de pouso ao descer na Pampulha, e aeroporto é fechado em BH Jato cai nos Estados Unidos e deixa mortos; avião era de piloto da Nascar
Após a despressurização, os pilotos colocaram as máscaras de oxigênio e, automaticamente, o sistema Garmin Autoland foi acionado. A Buffalo River Aviation, empresa responsável pelo avião, afirmou que os pilotos estavam preparados para retomar o controle manual da aeronave caso o sistema apresentasse algum problema de funcionamento.
O controle de tráfego aéreo recebeu uma mensagem de alerta de perda de controle da aeronave. A mensagem também dizia que o avião pousaria no aeroporto adequado mais próximo.
O pouso ocorreu em segurança, sem incidentes. Ninguém se feriu, e a FAA investiga o que causou o problema na aeronave. O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) está ciente do incidente e também reúne informações sobre o caso.