Belo Horizonte
Itatiaia

EUA: secretária de Donald Trump diz que Maduro 'tem que sair'

País mobilizou uma grande flotilha de navios de guerra no Caribe, incluindo o maior porta-aviões do mundo

Por
Nicolás Maduro, preseidente da Venezuela • Marcelo Camargo/Agência Brasil

A secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Kristi Noem, afirmou, nesta segunda-feira (22), que Nicolás Maduro "tem que sair" do poder.



Washington aumentou a pressão sobre Maduro, a quem acusa de liderar o suposto Cartel de los Soles, descrito como um grupo ligado ao tráfico de drogas, e ofereceu uma recompensa de 50 milhões de dólares (277 milhões de reais, na cotação atual) por informações que levem à sua captura.

Os Estados Unidos também mobilizaram uma grande flotilha de navios de guerra no Caribe, incluindo o maior porta-aviões do mundo. Nas últimas semanas, aeronaves militares sobrevoaram águas próximas ao litoral venezuelano.

O Exército dos Estados Unidos também realizou uma série de ataques contra embarcações que supostamente eram usadas para o tráfico de drogas no Mar do Caribe e no Pacífico oriental. As forças destruíram cerca de 30 embarcações, e pelo menos 104 pessoas morreram nos ataques.

O governo dos Estados Unidos não divulgou informações conclusivas sobre se essas embarcações transportavam drogas.

A administração Trump insiste que busca conter a entrada de drogas nos Estados Unidos. No entanto, Susie Wiles, chefe de Gabinete da Casa Branca, disse à revista Vanity Fair que os bombardeios buscam pressionar a Venezuela e afirmou que o presidente "quer continuar afundando navios até que Maduro se renda".

Com informações de AFP

Por

Agence France-Presse é uma agência de notícias francesa, a AFP cobre a atualidade mundial com uma qualidade única de produção multimídia em vídeos, textos, fotos e infográficos em seis línguas.