Trump faz anúncio ao lado de secretário de Guerra dos Estados Unidos

Em meio a tensão com a Venezeula, republicano anunciou um grande plano militar para os próximos anos

Anuncio ocorreu na casa de Mar-a-Lago nesta segunda-feira (22)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reuniu a imprensa na noite desta segunda-feira (22) para fazer um novo anúncio ao lado do seu secretário da guerra, Pete Hegseth, em meio a escalada da tensão com a Venezuela. O republicano anunciou a construção de dois navios de guerra.

O presidente americano ainda comparou o plano com navios construídos durante a Segunda Guerra Mundial. “De Theodore Roosevelt, a grande frota branca, até a lendária USS Missouri e suas enormes armas na segunda guerra mundial, os navios americanos sempre foram símbolo do poder dos Estados Unidos”, afirmou.

O anúncio ocorre na propriedade de Trump em Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Flórida. Na última sexta-feira (22), a Marinha chegou a anunciar que iria incorporar uma nova classe de fragatas construídas no país como parte da chamada “frota dourada”, idealizada pelo presidente como uma espécie de plano para bater de frente com a expansão militar da China.

Apesar da intenção de concorrer com o gigante asiático, o anúncio ocorre em meio a crise aberta com a Venezuela com a interceptação de navios petroleiros. A Marinha americana tomou a terceira embarcação neste domingo (21), com o objetivo de pressionar a economia venezuelana contra o presidente Nicolás Maduro.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

Ouvindo...