EUA perseguem petroleiro venezuelano supostamente sancionado

A perseguição começou um dia após a Guarda Costeira apreender um navio suspeito de transportar petróleo venezuelano na região

Dois petroleiros permanecem ancorados no Lago Maracaibo, perto de Maracaibo, estado de Zulia, Venezuela, em 17 de dezembro de 2025

Um petroleiro venezuelano supostamente sancionado começou a ser perseguido neste domingo (21) por forças dos Estados Unidos, informou uma autoridade estadunidense.

A perseguição começou um dia após a Guarda Costeira apreender um navio suspeito de transportar petróleo venezuelano na região. No sábado (20), as forças dos EUA haviam tentado interceptar o navio, porém, sem sucesso.

“Os membros da Guarda Costeira dos Estados Unidos estão em perseguição ativa a um navio sancionado que participa da evasão ilegal de sanções pela Venezuela. Tem bandeira falsa e é alvo de uma ordem de interceptação judicial”, disse uma fonte do governo à AFP.

O navio foi identificado como o petroleiro Bella 1, que foi sancionado pelo governo dos EUA em 2024, por supostos vínculos com o Irã e o grupo libanês Hezbollah. O petroleiro se dirigia à Venezuela e não transportava carga.

Leia também

Na semana passada, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou o bloqueio de vários petroleiros sancionados, que navegam em direção e a partir das costas venezuelanas. O presidente exige a devolução de ativos americanos supostamente roubados pela Venezuela.

Segundo o governo americano, a Venezuela utiliza o petróleo para financiar o narcotráfico, o tráfico de pessoas, os assassinatos e os sequestros.

Caracas nega as acusações e diz que as ações de Trump visam derrubar Nicolás Maduro.

*Com AFP

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...