Entrou em vigor nesta segunda-feira (24) a designação dos Estados Unidos (EUA) do
O país norte-americano também classifica
“Com sede na Venezuela, o Cartel de los Soles é liderado por Nicolás Maduro e outros indivíduos de alto escalão do regime ilegítimo de Maduro, que corromperam as forças armadas, a inteligência, o legislativo e o judiciário da Venezuela”, dizia um comunicado do Departamento de Estado dos EUA.
“Nem Maduro nem seus aliados representam o governo legítimo da Venezuela”, acrescentou o comunicado, assinado pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio.
A designação do cartel foi anunciada em 16 de novembro, em meio a várias
O país argumenta que o Cartel de los Soles, assim como o Tren de Aragua e o Cartel de Sinaloa, são responsáveis por atos de violência terrorista em todo o hemisfério, além do tráfico de drogas para os EUA e a Europa.
“Os Estados Unidos continuarão a utilizar todas as ferramentas disponíveis para proteger os seus interesses de segurança nacional e negar financiamento e recursos a narcoterroristas”, disse Rubio.
Vale lembrar que
Maduro sanciona lei que ativa comandos de defesa integral na Venezuela Governo de Maduro prepara resposta de guerrilha em caso de ataque de Trump Rússia diz que está pronta para responder pedido de ajuda de Maduro
Venezuela diz que designação é ‘mentira ridícula’
A
“A Venezuela rejeita de maneira categórica, firme e absoluta a nova e ridícula mentira do secretário do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América, Marco Rubio”, indicou a chancelaria em um comunicado.
Trata-se de uma “infame e vil mentira para justificar uma intervenção ilegítima e ilegal contra a Venezuela”.
*Com AFP