EUA vão classificar cartel como organização terrorista e atribuem liderança a Maduro

Anúncio foi feito nesse domingo (16) pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio

Radio France

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou neste domingo (16) que o país pretende classificar o Cartel de los Soles como uma Organização Terrorista Estrangeira (FTO, em inglês). Ele apontou o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, como líder do grupo.

“Liderado pelo ilegítimo Nicolás Maduro, o grupo corrompeu as instituições governamentais na Venezuela e é responsável pela violência terrorista realizada por e com outras FTOs designadas, bem como pelo tráfico de drogas para os Estados Unidos e Europa”, escreveu Rubio no X.

Segundo um comunicado do Departamento de Estado à imprensa, Maduro e seus aliados não representam o governo legítimo da Venezuela.

Leia também

O cartel, de acordo com o departamento, e outras organizações como o Tren de Aragua e o Cartel de Sinaloa, é “responsável pela violência em todo o hemisfério, bem como pelo tráfico de drogas para os EUA e Europa”.

O presidente dos EUA, Donald Trump, havia dito que designar o cartel como FTO daria aos militares americanos a capacidade de atacar os bens e infraestrutura de Maduro dentro do país.

“Isso nos permite fazer isso, mas não dissemos que vamos fazer”, disse o presidente a repórteres na Flórida. Ele também declarou que poderia conversar com Maduro.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...