O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou neste domingo (16) que o país pretende classificar o Cartel de los Soles como uma Organização Terrorista Estrangeira (FTO, em inglês). Ele apontou o presidente da Venezuela,
“Liderado pelo ilegítimo Nicolás Maduro, o grupo corrompeu as instituições governamentais na Venezuela e é responsável pela violência terrorista realizada por e com outras FTOs designadas, bem como pelo tráfico de drogas para os Estados Unidos e Europa”, escreveu Rubio no X.
Segundo um comunicado do Departamento de Estado à imprensa,
Maduro sanciona lei que ativa comandos de defesa integral na Venezuela Governo de Maduro prepara resposta de guerrilha em caso de ataque de Trump Rússia diz que está pronta para responder pedido de ajuda de Maduro
O cartel, de acordo com o departamento, e outras organizações como o Tren de Aragua e o Cartel de Sinaloa, é “responsável pela violência em todo o hemisfério, bem como pelo tráfico de drogas para os EUA e Europa”.
O presidente dos EUA,
“Isso nos permite fazer isso, mas não dissemos que vamos fazer”, disse o presidente a repórteres na Flórida. Ele também declarou que poderia conversar com Maduro.