Ouvindo...

Ataque de Israel no Catar deixa 6 mortos; líderes do Hamas sobrevivem, diz dirigente

Israel lançou, nesta terça-feira (9), um ataque aéreo com mísseis contra líderes do Hamas em Doha, capital do Catar, após atentado em Jerusalém

Esta captura de tela, obtida de uma filmagem da AFPTV, mostra a fumaça subindo após explosões na capital de Doha, Catar, em 9 de setembro de 2025

Israel lançou, nesta terça-feira (9), um ataque aéreo contra o Hamas em Doha, na capital do Catar. A liderança do Hamas confirmou à rede de comunicação Al Jazeera que ao menos 6 pessoas morreram, mas os líderes do grupo extremista estão salvos.

O ataque aéreo com mísseis foi direcionado às casas de lideranças do Hamas em Doha, um dia depois do atentado em um ponto de ônibus em Jerusalém, reivindicado pelo movimento palestino, e que também deixou seis mortos. A operação de Israel foi denominada “Cúpula de Fogo”.

“O exército e a agência de segurança interna israelense realizaram um ataque direcionado contra líderes do alto escalão da organização terrorista Hamas”, informaram as Forças Armadas.

Em um comunicado conjunto, o primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu e o ministro da Defesa, Israel Katz, confirmaram que a operação foi uma resposta ao atentado de segunda-feira (8) em Jerusalém.

“Ontem, após os ataques mortais em Jerusalém e Gaza, o primeiro-ministro Netanyahu instruiu todas as agências de segurança para que se preparassem para a possibilidade de atacar os dirigentes do Hamas”, informaram.

“Hoje, ao meio-dia, diante de uma oportunidade operacional (...), o primeiro-ministro e o ministro da Defesa decidiram executar a diretriz dada ontem à noite”, explica o comunicado.

O gabinete do primeiro-ministro, por sua vez, assegurou que se tratou de uma operação “completamente independente”, sem a participação de outros países.

“Israel a iniciou, Israel a executou e Israel assume toda a responsabilidade”, afirmou o premiê.

*Com AFP

Leia também

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo