A Rússia lançou neste domingo (18) o maior ataque de drones contra a Ucrânia desde que a guerra começou, em 2022. Foram, ao total, 273 drones explosivos e iscas, segundo informações da força aérea ucraniana. Desses, 88 foram interceptados e outros 128 se perderam.
A ofensiva russa, que deixou pelo menos uma vítima, acontece
um dia antes da conversa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com o líder da Rússia, Vladimir Putin, sobre uma proposta de cessar-fogo.
Após o
desastroso encontro na Casa Branca em fevereiro, Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, tem tentado estabelecer relações com o governo estadunidense. Após a
missa de início do pontificado do papa Leão XIV, ele se encontrou com
J.D Vance e
Marco Rubio, vice-presidente e secretário de Estado dos EUA.
Nas redes sociais,
ele agradeceu a “liderança” dos EUA, mas cobrou por mais “pressão” em cima da Rússia.
O serviço de inteligência ucraniano afirmou também acreditar que Moscou pretendia disparar, ainda neste domingo, um míssil balístico intercontinental para “intimidar” o Ocidente.
Na última sexta-feira (16),
sem Zelensky e Putin, representantes da Ucrânia e da Rússia realizaram a primeira conversa presencial para discutir a guerra em mais de três anos em Istambul, na Turquia.
Ambas as partes concordaram em trocar mil prisioneiros de guerra, mas não chegaram em um consenso sobre uma eventual trégua.