Ouvindo...

Rússia faz maior ataque de drones desde o início da guerra com a Ucrânia e deixa uma vítima

Ao total, três regiões da Ucrânia foram atingidas pela ofensiva militar do governo de Vladimir Putin

Kiev, na Ucrânia, em 2022.

A Rússia lançou neste domingo (18) o maior ataque de drones contra a Ucrânia desde que a guerra começou, em 2022. Foram, ao total, 273 drones explosivos e iscas, segundo informações da força aérea ucraniana. Desses, 88 foram interceptados e outros 128 se perderam.

A ofensiva russa, que deixou pelo menos uma vítima, acontece um dia antes da conversa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com o líder da Rússia, Vladimir Putin, sobre uma proposta de cessar-fogo.

Após o desastroso encontro na Casa Branca em fevereiro, Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, tem tentado estabelecer relações com o governo estadunidense. Após a missa de início do pontificado do papa Leão XIV, ele se encontrou com J.D Vance e Marco Rubio, vice-presidente e secretário de Estado dos EUA.

Nas redes sociais, ele agradeceu a “liderança” dos EUA, mas cobrou por mais “pressão” em cima da Rússia.

Leia também

O serviço de inteligência ucraniano afirmou também acreditar que Moscou pretendia disparar, ainda neste domingo, um míssil balístico intercontinental para “intimidar” o Ocidente.

Na última sexta-feira (16), sem Zelensky e Putin, representantes da Ucrânia e da Rússia realizaram a primeira conversa presencial para discutir a guerra em mais de três anos em Istambul, na Turquia.

Ambas as partes concordaram em trocar mil prisioneiros de guerra, mas não chegaram em um consenso sobre uma eventual trégua.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.