Ouvindo...

Com J.D Vance e Rubio, Zelensky agradece ‘liderança’ dos EUA e pede pressão na Rússia

O presidente da Ucrânia, o secretário de Estado e o vice-presidente dos EUA, se encontraram neste domingo (18), após a missa de entronização do papa Leão XIV

Zelensky e J.D Vance, vice-presidente dos Estados Unidos.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zekensky, o vice-presidente e o secretário de Estado dos Estados Unidos, J.D Vance e Marco Rubio, se encontraram em Roma após a missa de entronização do papa Leão XIV neste domingo (18).

Nas redes sociais, Zelensky agradeceu aos estadunidenses pelo “apoio e liderança” em “salvar vidas”, mas pediu mais “pressão” na Rússia para que a guerra seja interrompida.

Leia também

De acordo com ele, os três conversaram sobre as negociações na Turquia, entre a Ucrânia e a Rússia, e também a importância de um cessar-fogo o “mais rápido possível”. “Os russos enviaram uma delegação de baixo escalão, composta por essas pessoas sem poder de decisão”, disse o presidente.

As equipes de negociações dos dois países chegaram a Istambul na última sexta-feira (16). O encontro seria um sinal de diálogo diplomático entre Rússia e Ucrânia, que não se encontravam presencialmente desde março de 2022.

No entanto, as expectativas abaixaram após Donald Trump, presidente dos EUA, dizer que não haveria progresso em um encontro sem a presença dele e do presidente da Rússia, Vladimir Putin.

No domingo (11), Putin propôs conversas diretas com a Ucrânia na Turquia, mas não aceitou o “desafio” de Zelensky e encontrá-lo pessoalmente.

Ainda em uma publicação feita no X, antigo Twitter, Zelensky disse que, com os estadunidenses, falou sobre medidas conjuntas para alcançar “uma paz justa e duradoura”.

Também abordamos a necessidade de sanções contra a Rússia, o comércio bilateral, a cooperação em defesa, a situação no campo de batalha e a próxima troca de prisioneiros. É preciso pressionar a Rússia até que ela esteja disposta a interromper a guerra. E, claro, falamos sobre nossas medidas conjuntas para alcançar uma paz justa e duradoura
— escreveu o presidente ucraniano.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.