Deputado alemão de extrema direita é acusado de fazer saudação nazista

Matthias Moosdorf faz parte do partido AfD (Alternativa para a Alemanha), que proíbe esse tipo de gesto

Matthias Moosdorf (AfD), membro do Bundestag alemão, discursa no debate sobre a situação na Ucrânia em vista da guerra de agressão da Rússia, em violação do direito internacional, durante a sessão plenária do Bundestag.

O deputado alemão de extrema direita Matthias Moosdorf foi acusado de ter feito uma saudação nazista a outro membro do parlamento durante uma sessão, informou um comunicado divulgado nesta segunda-feira (15) pela Reuters.

Segundo os promotores de Berlim, Moosdorf, de 60 anos, fez um gesto de bater o calcanhar e uma saudação nazista próximo a uma das entradas do edifício Reichstag durante uma sessão parlamentar em junho de 2023. Ele fez questão de que a saudação fosse “perceptível a outras pessoas”.

Matthias Moosdorf faz parte do partido AfD (Alternativa para a Alemanha), que proíbe esse tipo de gesto. O país também veda o uso de slogans e símbolos ligados a grupos anticonstitucionais, incluindo os nazistas, desde a Segunda Guerra Mundial.

Leia também

A câmara baixa do Parlamento alemão, o Bundestag, votou em outubro pela revogação da imunidade parlamentar do deputado, o que permitiu as acusações.

Moosdorf negou a acusação em comunicado. "É vergonhoso que alguém esteja tentando fabricar um espetáculo político neste nível, em vez de se engajar construtivamente com o conteúdo do nosso partido e suas posições políticas”, disse.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...