Ouvindo...

Apagão geral faz Madri, na Espanha, declarar emergência nível 2

Apagão afeta serviços também em Portugal e França

Apagão atinge cidades da Espanha

A cidade de Madri, na Espanha, declarou na manhã desta segunda-feira (28) emergência de nível 2 por causa do “apagão geral” que afeta diversas regiões da Espanha, Portugal, França e Itália . A escala de emergência pode chegar ao nível 3. A medida foi tomada com base no Plano Territorial de Emergência Municipal (Pemam), protocolo projetado para coordenar ações em situações de crise, incluindo desastres naturais ou falhas de infraestrutura .

A interrupção no fornecimento de energia teve impactos significativos na capital espanhola. O aeroporto de Barajas, em Madri, ficou sem energia, e o serviço de metrô foi paralisado, encontrando-se completamente no escuro . Além disso, todo o tráfego ferroviário em território espanhol foi interrompido.

A crise energética também afetou os serviços de saúde. Segundo relatos do jornal espanhol El País2 , o Hospital La Paz, uma das maiores unidades hospitalares de Madri, teve de implementar um plano de economia de energia . O plano incluiu o desligamento de “luzes desnecessárias” em áreas como corredores e escritórios, e a suspensão de atividades programadas de atendimento não urgente. A suspensão das atividades não urgentes está prevista para durar até esta terça-feira (29).

A declaração de emergência e as medidas adotadas em Madri visam mitigar os efeitos do apagão e coordenar a resposta das autoridades locais. A extensão total dos danos e o tempo necessário para a restauração completa dos serviços nas áreas afetadas em toda a Europa ainda estão sendo avaliados.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.