De acordo com informações do jornal El País, da Espanha, o apagão provocou instabilidade em redes de internet, telefonia móvel e sistemas de transporte em algumas cidades, aumentando a preocupação das autoridades em relação à segurança digital. Em vários pontos, houve relatos de interrupção nos sinais de rádio e de atrasos em serviços essenciais.
O governo de Portugal também se manifestou sugerindo a possibilidade de um ataque informático e informando que especialistas em segurança cibernética foram acionados para investigar o ocorrido. Até o momento, tanto em território português quanto espanhol, as equipes técnicas trabalham para identificar a origem da falha e reforçar a proteção dos sistemas afetados.
As autoridades continuam monitorando a situação e afirmaram que novas informações serão divulgadas assim que as investigações avançarem.
O apagão
De acordo com as primeiras informações divulgadas pela CNN Portugal, não há luz do Norte ao Algarve. Na Espanha, o El Mundo afirmou que o problema também está afetando o país. Em Madrid, não há eletricidade no aeroporto internacional de Barajas.
A operadora ferroviária espanhola Renfe informou que houve uma queda de energia em nível nacional, causando a parada de trens e o cancelamento de partidas.
*Sob supervisão de Lucas Borges