Ouvindo...

China diz que segue aberta ao diálogo com os EUA em meio à crescente na guerra comercial

Declaração do Ministério do Comércio do país asiático aconteceu nesta quinta-feira (17)

China afirma que está aberta ao diálogo com os Estados Unidos

Em meio à guerra comercial acentuada entre China e Estados Unidos, o Ministério do Comércio do país asiático afirmou, nesta quinta-feira (17), que tem mantido comunicação com os americanos e permanece aberto ao diálogo com base no “respeito mútuo”.

A declaração aconteceu em coletiva de imprensa com a porta-voz da pasta, He Yonggian, que respondeu a perguntas sobre recentes comentários do presidente dos EUA, Donald Trump, pedindo que a China o procurasse para negociar um acordo comercial.

Ela ressaltou ainda que os aumentos unilaterais de tarifas foram “total iniciados” pelos Estados Unidos. “Quem deu o nó, agora, deve desatá-lo”, afirmou.

“Apelamos aos EUA que interrompam imediatamente sua campanha de pressão máxima e ponha fim à coerção e chantagem”, disse a porta-voz. “Disputas devem ser resolvidas por meio de um diálogo igualitário, baseado no respeito mútuo”, acrescentou.

Leia também

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.