Ouvindo...

Trump faz críticas e pede demissão do presidente do Fed, Jerome Powell

O conflito entre os dois gira em torno da não diminuição da taxa de juros no país norte-americano

Em sua plataforma, Truth Social, Trump pediu a demissão de Jerome Powell

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou o presidente do Federal Reserve, o Fed, banco central norte-americano, Jerome Powell, e pediu sua demissão nesta quinta-feira (17). O conflito entre os dois gira em torno da não redução das taxas de juros nos EUA.

“A demissão de Powell não pode acontecer de modo rápido o suficiente”, escreveu Trump em sua plataforma Truth Social. “Tarde demais, deveria ter reduzido as taxas de juros, como o BCE (Banco Central Europeu), há muito tempo, mas certamente deveria reduzi-las agora”, escreveu Trump em sua plataforma, Truth Social.

O mandato de Powell à frente do Fed deve terminar em maio de 2026. O presidente do Fed advertiu na quarta-feira que as tarifas impostas por Trump a praticamente todos os parceiros comerciais poderiam colocar a instituição monetária na posição de ter que escolher entre combater a inflação ou o desemprego.

A política tarifária do presidente americano abalou os investidores e os parceiros comerciais, que desconfiam da estratégia a longo prazo e do que poderia significar para o comércio internacional.

Trump exigiu em várias ocasiões que Powell reduza as taxas de juros, mas o Fed adotou uma atitude de espera, mantendo as taxas estáveis em uma faixa entre 4,25% e 4,5% desde o início do ano. (Com AFP)

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.