Agora no rádio...

Jornal da Itatiaia - 1ª Edição

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Incêndio em boate na Macedônia lembra caso da Boate Kiss, veja semelhanças entre eles

Nos dois casos, faíscas de artefatos pirotécnicos iniciaram as chamas; tragédia na Boate Kiss foi em 2013

Boate em Kocani, na Macedônia do Norte, após fogo que matou pelo menos 59 pessoas e feriu mais de 150

Incêndio que atingiu uma boate na Macedônia do Norte no domingo (16) e deixou, pelo menos, 59 pessoas mortas e cerca de 150 hospitalizadas, trouxe à tona a tragédia na Boate Kiss na cidade de Santa Maria, em 2013. Na época, 242 jovens morreram e outros 600 ficaram feridos.

Até o momento, ao menos 15 pessoas foram presas após o incêndio. Entre eles estão funcionários do governo, o gerente da boate e o filho do dono do clube. Assim como a tragédia na Kiss, o incêndio na Boate Pulse, na Macedônia do Norte, também foi causado pelo uso de artefatos pirotécnicos. O perfil das vítimas também faz lembrar a tragédia em Santa Maria.

Leia também

Veja semelhanças:

  • Segundo o ministro de relações exteriores da Macedônia do Norte, assim como o incêndio na Boate de Santa Maria, o fogo na Pulse se alastrou após faíscas de dispositivos pirotécnicos atingirem o teto do local durante a apresentação de uma banda.
  • A semelhança na estrutura do local também chama atenção: na boate europeia, o teto era feito de material inflamável. Já na Kiss, o interior do local era revestido com uma espuma. Assim que foi queimado, o material liberou uma substância tóxica.
  • As duas tragédias levaram à morte de um número grande de jovens. Na cidade gaúcha, grande parte dos mortos eram universitários na faixa dos 20 anos. Já na Boate Pulse, na Macedônia do Norte, a idade das vítimas varia entre 18 e 20 anos.

A boate Pulse funcionava sem licença, de acordo com o ministro do interior, Panche Toshkovski. O incêndio será investigado por cinco promotores, segundo o promotor público da Macedônia do Norte. Ao menos 47 pessoas tiveram que ser encaminhadas para tratamento em hospitais, principalmente da Turquia, Bulgária, Sérvia e Grécia. Algumas com queimaduras graves e inalação de fumaça. Outras vítimas foram transferidas para unidades de saúde na Croácia e na Romênia.

No Brasil, depois de 12 anos da tragédia, dois sócios da boate Kiss e dois integrantes da banda foram condenados e estão presos. A tragédia levou à criação da Lei Kiss e gerou debates sobre fiscalizações de medidas preventivas e de combate ao fogo em casas noturnas. A Lei Kiss unificou regras para estados e municípios e definiu competências e responsabilidades sobre a segurança em casas de espetáculos.

*Sob supervisão de Marina Borges.

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas