Cerca de 400 crianças, da pré-escola ao ensino fundamental, adoeceram após consumir refeições gratuitas em escolas da província de Bengkulu, na Indonésia. O episódio é o mais recente caso de intoxicação alimentar ligado ao programa governamental de merenda.
Os casos começaram a surgir na última quinta-feira (28). De acordo com vídeo divulgado pelo governo local, as crianças foram levadas às pressas a um hospital, apresentando fortes dores abdominais.
O surto é o mais grave registrado até agora dentro do programa, superando um caso ocorrido no mês passado em Java Central, quando 365 pessoas adoeceram. As informações foram divulgadas pela CNN.
“Suspenderemos temporariamente as operações desta cozinha enquanto investigamos as falhas. Esta investigação está a cargo da BGN (Agência Nacional de Nutrição) e das autoridades competentes”, afirmou o vice-governador de Bengkulu, Mian.
As refeições faziam parte da principal iniciativa de alimentação gratuita do presidente Prabowo Subianto.
Lançado em janeiro, o programa de refeições gratuitas já alcançou mais de 15 milhões de beneficiários, mas enfrenta recorrentes episódios de intoxicação alimentar em massa em diferentes regiões do arquipélago.
A meta do governo é ampliar o atendimento para 83 milhões de pessoas até o fim do ano, com orçamento previsto de 171 trilhões de rupias, cerca de R$ 56 bilhões.