Subiu para 59 o total de mortos após um
O incêndio foi na madrugada de sábado (15) para domingo (16), na boate Pulse em Kocani, cidade que fica a fica a 100 quilômetros da capital, Skopje. O fogo começou por volta das 3 da madrugada, durante apresentação do show do grupo de hip-hop DNK.
O fogo teria começado após “faíscas de dispositivos pirotécnicos usados na apresentação” do grupo atingirem estruturas da boate, como o teto. A informação é do Ministro do Interior do país, Pance Toskovski. Segundo ele, as faíscas provavelmente atingiram o teto, feito de um material facilmente inflamável, fazendo com que o fogo se propagasse rapidamente por toda a boate e uma densa fumaça se formasse.
Correria e desespero
Entrevistas recolhidas pela AFP detalham o pânico e a correria dos presentes para tentarem se salvar. Uma jovem que estava na boate relatou que, inicialmente, as pessoas não acreditaram que havia um incêndio, mas depois houve um pânico enorme e uma correria na saída.
Apesar da chegada de ambulâncias e dos bombeiros, vários mortos foram registrados. Ainda não se pode determinar a causa das mortes, mas segundo Kristina Serafimovska, diretora do centro médico de Kocani, queimaduras e intoxicação por monóxido de carbono podem ser as causas, pois mais de 70 pacientes que deram entrada no hospital tinham essas características.
Outro feridos sofrram ferimentos devido ao tumulto que aconteceu quando tentavam sair da boate.
Um dos membros do grupo DNK, Vladimir Blazev, sofreu queimaduras no rosto e precisou de assistência respiratória.
Prisões
Foram decretados mandados de prisão contra quatro pessoas . O ministro do Interior, Pance Toskovski, informou sobre a emissão desses mandados. As fontes não especificam quem são essas quatro pessoas contra as quais os mandados foram emitidos.
Luto oficial
O Vaticano divulgou uma