Ouvindo...

Hamas divulga novo vídeo de reféns, que fazem apelo pelo fim da guerra

Durante a filmagem, o grupo mostrava prédios danificados em toda a cidade e faziam um apelo pelo fim da guerra

Palestinos passam por tendas para deslocados montadas perto dos escombros da Torre Mushtaha, na Cidade de Gaza, após um ataque militar israelense em 5 de setembro de 2025, em meio à guerra entre Israel e o movimento militante Hamas.

Dois reféns foram vistos sendo conduzidos pela Cidade de Gaza durante um vídeo divulgado pelo grupo terrorista Hamas nesta sexta-feira (5). A ação tem, aparentemente, o objetivo de influenciar a opinião pública israelense enquanto militares intensificam ataques à região.

As imagens mostram Guy Gilboa-Dalal, um dos reféns, em um carro indo a vários locais da Cidade de Gaza, incluindo a sede do Crescente Vermelho. O vídeo parece ter sido gravado na semana passada.

Durante a filmagem, o grupo mostrava prédios danificados em toda a cidade, segundo a CNN.

Perto do fim do vídeo, o segundo refém, Alon Ohel, aparece ao lado de Gilboa-Dalal. Eles se abraçam e parecem surpresos ao se verem.

Leia também

Esse é um dos raros vídeos do Hamas filmados acima do solo. Gilboa-Dalal diz na gravação foi feita no dia 28 de agosto e que ele já é refém há 22 meses.

“Ouvi dizer que vocês vão atacar a Cidade de Gaza, e essa ideia está me dando pesadelos. O que isso significa? Significa que vamos morrer aqui.”, diz Gilboa-Dalai, em referência ao plano de Israel para tomar a Cidade de Gaza.

Ele pede, ainda, que os israelenses se manifestem contra o governo e exijam o fim da guerra, o que libertaria todos os 48 reféns restantes. Acredita-se que, desses, apenas 20 estão vivos.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.